Expectativa de produtividade de soja menor gera dificuldade para fechar a conta no Vale do Paranapanema
Publicado em 12/12/2018 10:57 e atualizado em 12/12/2018 14:48
Inconstância do clima deixa áreas da região com 5 milímetros de chuva e outras com 80. Produtividade menor do que as 60 sacas por hectare da safra passada e custo de produção 20% maior deve impactar nos lucros dos produtores na cidade de Cândido Mota (SP)
Antônio José Tondato - Produtor Rural - Cândido Mota/SPPodcast
Entrevista com Antônio José Tondato - Produtor Rural - Cândido Mota/SP sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
Download
A região do Vale do Paranapanema no estado de São Paulo já há 15 dias tem toda a sua área de cultivo de soja plantada, atingindo cerca de 100 mil hectares. Apesar dessa antecipação do plantio, as condições climáticas preocupam os produtores e já ameaçam diminuir a produtividade, que na safra passada foi de 60 sacas por hectare.
“Nós iniciamos o plantio com muita chuva, vento e frio a noite. Isso interferiu muito no desenvolvimento da soja e já reduziu o potencial de soja que tivemos no ano passado que já foi um potencial do nível médio. Na semana passada tivemos regiões aqui em que choveu até 80 milímetros, mas em outras regiões choveu 5 milímetros e o que preocupa agora é a falta de água”, diz Antônio José Tondato, produtor rural da cidade de Cândido Mota.
O aumento nos custos de produção para esta safra 2018/19 giram entrono de 20% puxados principalmente pelos produtos químicos, fungicidas, herbicidas, adubos, óleo diesel e frete. Com esse cenário de aumento no custo de produção e a possível queda na produtividade, os agricultores da região se preocupam sobre conseguir fechar as contas.
“O que não pode ocorrer é preço baixo e produção baixa. Estamos apostando em uma produção, no máximo, um pouco abaixo do que a da safra passada já que as perspectivas de preço não são muito boas. O agricultor sempre fala que produzindo bem o preço a gente corre atrás depois. Precisamos esperar essa resolução entre China e Estados para ver como o mercado vai ficar. Nós tivemos travamento de preços em R$ 80,00, mas acho que isso dificilmente voltará a acontecer”, opina Tondato.
Com apenas cerca de 15 a 20% dos produtores locais conseguindo antecipar suas vendas em melhores patamares de preços, o restante deve ficar atento ao seu custo e as resoluções de mercado que apontam atualmente o preço aproximado de R$ 73,00 para a saca de soja na cidade de Cândido Mota, uma diminuição de 20% do que já foi observado na região.
Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário