A cultura é destaque do Boletim da ANBA desta segunda-feira (08). Saiba que a 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) terá apresentações baseadas no livro “Amal e a viagem mais importante de sua vida”, ficção que conta a trajetória de uma menina síria de 12 anos que sai de seu país para tentar encontrar seus tios na Itália, passando pela Turquia e pela Grécia. A publicação de Carolina Montenegro, com ilustrações de Renato Moriconi, foi adaptada por Isabel Malzoni. O espetáculo contará com passeio de barco com participação da atriz sírio-palestina Oula Al-Saghir, encenação do livro e bate papo com Saghir e Miguel Pachioni, assessor de informação pública do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Haverá ainda apresentação da Orquestra Mundana Refugi. A Flip ocorre de 10 a 14 de julho, na cidade do litoral fluminense. “Acredito que será um universo fértil de debates, com crianças, adolescentes e adultos”, disse Pachioni à repórter Bruna Garcia.
E se você vai passar o feriado de 09 de julho em São Paulo, uma boa pedida é peça “As Mil e Uma Noites”, com a Cia Teatro Voador Não Identificado, em cartaz no Sesc Avenida Paulista. Trata-se de uma versão contemporânea da obra que mistura contos de Sherazade com relatos de refugiados árabes que vivem no Brasil.
Leia também que o músico paulistano Adriano Grineberg, um dos expoentes do blues no Brasil, se prepara para lançar seu terceiro disco solo, “108”, trabalho que traz influências musicais do Oriente e do sufismo, corrente mística do Islã, especialmente o praticado na África Ocidental, em países como Mali e Mauritânia. “Foi uma pesquisa musical, através do blues encontrei a influência do sufismo”, contou o compositor à jornalista Thais Sousa. Em seu álbum anterior, “Blues for Africa”, ele já havia tratado da influência africana no gênero norte-americano.
Confira ainda que o Prêmio Unesco-Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum de Melhores Práticas e Desempenho no Aprimoramento da Eficácia de Professores está com inscrições abertas. A premiação patrocinada pelo ministro das Finanças dos Emirados Árabes Unidos é conferida a instituições de ensino e outras organizações que desenvolvam projetos para melhorar o desempenho de professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário