domingo, 3 de novembro de 2019

Economia da Mauritânia: PIB, IDH e Negócios


Economia da Mauritânia: PIB, IDH e Negócios

A Mauritânia – Visão Geral

A Mauritânia – de nome oficial República Islâmica da Mauritânia – é um país que se localiza na África, mais especificamente no noroeste do continente. Ele se situa na área do Deserto do Saara, que é o terceiro maior deserto e o com temperaturas mais elevadas de todo o mundo. Além disso, o país é limitado a oeste pelo Oceano Atlântico e faz fronteiras com vários países, como com o Mali pelo sudeste e pelo leste, com o Senegal, pelo sudoeste, com Marrocos pelo noroeste e com a Argélia pelo nordeste. Seu nome foi dado pela antiga província romana com o mesmo nome e alguns anos depois foi dado a um reino berbere – povos do norte da África que falam idiomas berberes. – A capital de Mauritânia é Nuaquexote, e essa também é a maior cidade do país, ficando localizada no litoral.
Mauritânia é o vigésimo nono maior país do mundo no que diz respeito a área de extensão territorial, contando com mais de um milhão e trinta mil quilômetros quadrados. Seu tamanho é tão relevante que pode até mesmo ser comparado com o Egito. O país é praticamente todo plano, sendo que o relevo geográfica mais predominante lá são as planícies, que são vastas e áridas, compostas por formações parecidas com penhascos (locais com elevação aguda) e tergos (relevo onde existe uma elevação que possibilita que as águas escorram e que chega até um cume).
Por ser um país desértico, na Mauritânia é possível encontrar vários oásis sazonais, que são aquelas áreas férteis e com vegetação em meio a um deserto, onde é possível encontrar até mesmo uma nascente de água doce, e na maioria das vezes eles se encontram nesses penhascos. Na Mauritânia também é possível encontrar picos que são altamente ricos em minérios, sendo que o menor deles é conhecido como guels e os maiores são conhecidos como kedias.
Cerca de setenta e cinco por cento do território do país é desértico ou semi desértico e isso pode ser observado com as secas intensas e que ocorrem por um longo período de tempo, que cada vez mais vem se expandindo pelo país, desde os anos sessenta. A região oeste do país existe uma alternância entre áreas que são argilosas e áreas que são compostas por dunas de areias, e essas mudanças acontecem porque essa região fica exatamente entre os platôs e os oceanos. Nas dunas a principal característica é o fato delas se deslocarem com o passar do tempo, sendo movimentada pelos fortes ventos que lá são incidentes. É comum que as dunas sejam maiores e se movimentem com mais rapidez na área mais ao norte do país.
A população do país é de pouco mais de três milhões e quinhentos mil habitantes e a expectativa de vida dessa população é consideravelmente baixa, ficando em torno dos cinquenta e quatro anos. No país, trinta por cento dos habitantes se consideram negros, os outro trinta por cento se consideram mouros e os outros quarenta por cento se consideram como uma mistura dessas duas etnias. A grande maioria das pessoas – cerca de noventa e nove por cento – são da religião muçulmana, principalmente da vertente sunita.
Bandeira da Mauritânia
Bandeira da Mauritânia
O idioma oficial da Mauritânia é o árabe, mas existe um dialeto mais comum, que é o hassaniya. Porém, existem ainda outros idiomas falados no país, como o fula, o uófole, o soninquê e o francês. Em ordem decrescente as cidades mais populosas da Mauritânia são: Aioun, Atar, Sélibaby, Rosso, Zouérat, Kaédi, Mbera, Kiffa, Nouadhibou e Nouackchott, sendo que essa última, além de mais populosa, é também a capital do país.
O aspecto político do país teve mais influências e determinações relacionadas a tribos que lá vivem e viviam do que por ideologias propriamente dita, sendo que o principal objetivo dos líderes era controlar os recursos. Porém, a visão comunitária do país é muito presente, bem como a consideração que as tribos e as etnias carregam entre si. Além disso, a Mauritânia é um dos únicos países que não usa sistema numérico decimal para sua moeda, e dessa forma a unidade básica lá utilizada é o ouguiya. Falando desse aspecto financeiro, o foco do artigo de hoje é a economia da Mauritânia, e é disso que será tratado logo abaixo.

Economia do País

Economia de Mauritânia - PIB
Economia de Mauritânia – PIB
Grande parte da população da Mauritânia depende da pecuária e da agricultura para sua sobrevivência, o que é bastante comum em países subdesenvolvidos. Porém, existiam também nômades que ainda que fossem praticantes do cultivo de subsistência, também se viram forçados a ir para as cidades, principalmente pelo fato de lá as secas serem muito frequentes. Como foi citado anteriormente, a Mauritânia conta com um grande depósito de minério de ferro, o que também contribui imensamente para a economia do país, já que esse minério compreende a quase cinquenta por cento das exportações que o país realiza. Conforme o preço dos metais foi aumentando, várias companhias mineradoras de ouro e de cobre passaram a abrir minas no interior do país e é assim até os dias de hoje.
Outro ponto que contribui para a economia da Mauritânia é o fato de as águas do país contarem com uma grande riqueza de peixes, porém, como são frequentemente e abusivamente exploradas por pescadores que são estrangeiros e que passaram a viver no país somente para isso, fizeram com que agora essa variedade e fonte de renda ficasse ameaçada.
Nos últimos tempos as secas e as crises financeiras foram responsáveis por aumentar a dívida externa que o país possui e no ano de 1999, o governo assinou um contrato juntamente com o FMI – Fundo Monetário Internacional e com o Banco Mundial, afim de ajustar tudo o que fosse necessário para melhorar e oferecer crescimento a economia do país.
Jazidas de pequeno porte de petróleo foram descobertas no país no ano de 2001, e ainda que suas dimensões não sejam tão grandes, esse item é bastante significativo para as economias do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!
Salvar

Categoria(s) do artigo:
 Cultura

ARTIGOS RELACIONADOS


    ARTIGOS POPULARES

    DEIXE UM COMENTÁRIO




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário