terça-feira, 27 de novembro de 2018

Economia liberal,o agronegócio está pronto? Ferramentas de proteção de preços funcionam em cenário de menor intervenção estatal?

Economia liberal,o agronegócio está pronto? Ferramentas de proteção de preços funcionam em cenário de menor intervenção estatal?

Publicado em 27/11/2018 14:29
90 exibições
Estruturas como as de mercado futuro no Brasil precisam ser ajustadas para garantir proteção de preços sem riscos de manipulação
Marcelo De Baco - Corretor de Mercado De Baco Corretora de Mercadorias

Podcast

Entrevista com Marcelo De Baco sobre a economia liberal e as formas de proteção
Download

LOGO nalogo
Com o início de um novo governo no Brasil a partir de 2019, o agronegócio brasileiro se depara com uma novidade: a previsão de que haja uma economia liberal. Agora, a dúvida é se o setor deve passar por um processo de transição para se adaptar a ela.
Marcelo de Baco, corretor de mercado da De Baco Corretora de Mercadorias, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (27) para ajudar a entender que tipo de mudanças podem ocorrer.
Para ele, não é possível alegar "despreparo" para que o agronegócio se adapte a essa realidade. Há algum desconhecimento, mas ele visualiza que toda tecnologia que foi apresentada para o produtor, geração pós geração, foi absorvido muito rápido.
Assim, "preparado, o produtor sempre esteve". O ponto é adquirir o conhecimento. Um dos pontos necessários para se reformular é a maneira com a qual o mercado opera, no que diz respeito ao câmbio e as operações de bolsa.
A relação de paternalismo que existe com o Governo até o momento, para de Baco, tende a se sofisticar. Na Argentina e no Paraguai, o mercado já trabalha muito mais a futuro, com uma referência alheia à Bolsa de Chicago (CBOT). Assim, ele questiona o porquê de não existir uma bolsa brasileira.
A ideia é deixar com que o mercado se autorregule e para que o Governo estimule que isso aconteça. O mais importante, para Baco, é que os negócios sejam transparentes, com operações seguras e governo intervindo pouco.
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário